SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Learning motivation and reading comprehension in elementary school studentsPerformance of psychology inserted in the intensive speech therapy program: experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

GAZOTTI, Thaís de Castro  and  PREBIANCHII, Helena Bazanelli. Aspectos técnicos e relacionais da interconsulta psicológica: a visão dos psicólogos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 209-222. ISSN 2236-6407.

Resumo A interconsulta psicológica é uma das atividades mais frequentes do psicólogo hospitalar. Estudos reconhecem sua importância em favorecer as relações entre a equipe de saúde e o paciente, seus familiares e seus profissionais. Este estudo objetivou conhecer os aspectos metodológicos e técnicos do serviço de interconsulta psicológica de um Hospital Universitário, a partir das vivências dos profissionais que o efetivam. Realizaram-se entrevistas com quatro psicólogas, sendo duas residentes e duas assistenciais contratadas, as quais foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram a importância da interconsulta psicológica como atividade interdisciplinar, mas que a mesma ocorre sem qualquer sistematização, dificultando a avaliação dos seus efeitos e replicabilidade. Concluiu-se pela necessidade de procedimentos padronizados, atendimento a protocolos de intervenção e novos estudos sobre o tema.

Keywords : Palavras-chave: psicologia; hospitais gerais; intervenção psicológica; pacientes; interconsulta médico-psicológica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License