SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Aspectos técnicos e relacionais da interconsulta psicológica: a visão dos psicólogosUma nova possibilidade de construção do conhecimento em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MARTINSI, Juliana Garcia; DUTKAI, Jeniffer de Cássia Rillo  e  TABAQUIMI, Maria de Lourdes Merighi. Atuação da psicologia inserida no programa de fonoterapia intensiva: relato de experiência. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 223-236. ISSN 2236-6407.

Resumo Este estudo objetiva descrever a atuação do psicólogo no Programa de Fonoterapia Intensiva, realizado em um hospital especializado em Anomalias Craniofaciais. Tratase de um estudo exploratório descritivo, realizado a partir de observação participante e pesquisa bibliográfica. A atuação do psicólogo compreendeu atividades de: 1) Remediação cognitiva; 2) Grupo de apoio e orientação aos familiares; 3) Preparo para procedimentos invasivos e 4) Assessoria à equipe interdisciplinar. Verificou-se que o psicólogo deve estar sensível às demandas individuais e organizacionais, uma vez que sua atuação prevê interações diversas com os participantes do programa, os familiares e/ou responsáveis e a equipe interdisciplinar. Observou-se desconhecimento acerca das possibilidades de atuação do psicólogo no contexto hospitalar e da atuação deste diante de populações com condições reabilitadoras específicas, como a Fissura Labiopalatina, evidenciando a necessidade de ampliar o acesso aos estudos na área.

Palavras-chave : Palavras-chave: reabilitação neuropsicológica; fonoaudiologia; distúrbios congênitos; fissura palatina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License