SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Atuação da psicologia inserida no programa de fonoterapia intensiva: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SOUZAI, Leonardo Santos de; NOGUCHII, Cinthia de Sousa  e  ALVARESI, Lucas Bondezan. Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 237-251. ISSN 2236-6407.

Resumo O número de ligas acadêmicas, definidas como organizações estudantis sem fins lucrativos, vêm crescendo no Brasil. No entanto, têm operado muitas vezes de modo incoerente com os objetivos preconizados pelo tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, sendo motivo de críticas constantes quando implementadas sem um processo crítico-reflexivo. O presente relato visa apresentar a experiência da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde (LAPS) em uma universidade no interior do Estado de São Paulo, destacando as práticas realizadas, os desafios e relevância deste novo recurso na formação do futuro psicólogo. Foi possível identificar que a LAPS contribuiu para a população local por meio da educação em saúde e que seus os desafios estão especialmente voltados à pesquisa. Nesse sentido, são necessários investimentos em produção científica e nos órgãos de representatividade das ligas universitárias, uma vez que as mesmas estão se apresentando como importantes ferramentas para a qualificação do futuro profissional.

Palavras-chave : Palavras-chave: ligas acadêmicas; psicologia da saúde; educação em saúde..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License