SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Comprensión de lectura y conciencia morfológica en la enseñanza fundamentalDe la condición de regla fundamental de la asociación libre: pilares teóricos de la técnica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

EMIDIOI, Thassia Souza  y  RODRIGUESI, Jussara Aparecida. “Obrigado por existir”: um estudo psicanalítico acerca do sentimento de gratidão nas relações amorosas. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 20-40. ISSN 2236-6407.

Resumo O presente artigo objetiva compreender e investigar os sentidos atribuídos ao sentimento de gratidão por sujeitos que vivenciam a experiência de uma relação amorosa na atualidade. Esse estudo baseia-se numa pesquisa qualitativa que empregou a entrevista semidirigida como instrumento de coleta de dados, visando refletir acerca da presença e do desenvolvimento da gratidão em meio às relações amorosas em que se encontram os sujeitos no contemporâneo. Os resultados expressaram dúvidas e questionamentos, mostrando a gratidão como um sentimento difícil de ser pensado e experienciado, mas que também figura como algo presente e de grande importância na vida e relações desses sujeitos.

Palabras clave : Gratidão, relações amorosas, contemporâneo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License