SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Estudos psicológicos brasileiros sobre preconceito contra diversidade sexual e de gêneroConsiderações sobre a formação do psicólogo no brasil: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CREMASCOI, Gabriela da Silva  e  BAPTISTAI, Makilim Nunes. Evidências de validade para a escala Baptista de depressão versão hospital-ambulatório (EBADEP-HOSP-AMB). Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 80-96. ISSN 2236-6407.

Resumo O objetivo do estudo foi buscar evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas para a Escala Baptista de Depressão Versão Hospital-Ambulatório (EBADEP-HOSP-AMB). Participaram 210 pacientes renais crônicos em hemodiálise, com idades entre 18 e 82 anos (M=53,40; DP=14,40), sendo 112 (53,3%) do sexo masculino. Foram aplicados um questionário sociodemográfico/saúde, juntamente com a EBADEP-HOSP-AMB, a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e a Escala de Pensamentos Depressivos (EPD). As aplicações ocorreram de forma individual durante as sessões de hemodiálise. Foi verificada a relação entre os instrumentos além de possíveis diferenças de média em função das variáveis sociodemográficas. Os principais resultados indicaram correlações significativas de magnitudes moderadas a altas entre os instrumentos. Também foi observado que as mulheres e aqueles que relataram ter diagnóstico de depressão obtiveram escores mais elevados na maioria das escalas apresentando mais sintomatologia depressiva e pensamentos depressivos, bem como ansiedade.

Palavras-chave : sintomatologia depressiva; doença renal; evidências de validade.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License