SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Evidências de validade para a escala Baptista de depressão versão hospital-ambulatório (EBADEP-HOSP-AMB)Bloqueio no desenvolvimento emocional: diálogo entre as concepções de couraça e falso self índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

PRATESI, Bianca Veiga; FEITOSAI, Ellen Araújo Lima; MONTEIROI, Paulo Souza  e  BRANCOI, Paulo Coelho Castelo. Considerações sobre a formação do psicólogo no brasil: revisão sistemática. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 97-115. ISSN 2236-6407.

Resumo Objetivamos analisar o estado corrente de produções sobre a formação do psicólogo nas bases SciELO e PePSIC, segundo uma revisão sistemática de 118 artigos, categorizados conforme ano, periódico, autoria, filiação, região, tipo de pesquisa, método e tema. Os resultados demonstram: aumento de produções nesta década; concentração de publicações na revista Psicologia: Ciência e Profissão; ampla variedade de autores e filiações, com proeminência de produções no sudeste; preponderância de metodologias empíricas que usam análise documental; prevalência de temáticas relacionadas à formação acadêmico-científica. Indicamos que existe uma dispersão sobre o que seria formação do psicólogo. Há muitos estudiosos que fazem incursões pontuais sobre o tema. Necessita-se de mais discussões sobre a formação nos interiores brasileiros, que atualmente concentram a maioria de alunos matriculados. Concluímos com um questionamento sobre as diferenças formativas de um psicólogo graduado na capital daquele educado em uma instituição interiorizada.

Palavras-chave : formação do psicólogo; base de dados; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License