SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Considerações sobre a formação do psicólogo no brasil: revisão sistemáticaA atuação de psicólogos em conselhos tutelares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

AMARALI, Henrique Uva do; RIBEIROI, Diana Pancini de Sá Antunes  e  ABRAOI, Jorge Luís Ferreira. Bloqueio no desenvolvimento emocional: diálogo entre as concepções de couraça e falso self. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 116-137. ISSN 2236-6407.

Resumo Ao longo da literatura psicanalítica, observamos casos em que o analista encontra dificuldade ao lidar com certos tipos de pacientes, estes que apresentam pouca melhora sem um manejo especial. Baseando-se nisso, consideramos que Donald Winnicott e Wilhelm Reich trazem importantes contribuições para o tema, principalmente quando introduzem os conceitos de falso self e couraça. Nosso objetivo, portanto, delineia-se em estabelecer um breve diálogo entre estes conceitos, destacando algumas aproximações e distanciamentos. A metodologia de pesquisa se faz por meio do levantamento bibliográfico, sendo de natureza qualitativa e histórica. Ao final do trabalho, concluímos que os conceitos de couraça e falso self mais se aproximam do que se distanciam, na medida em que dizem respeito ao bloqueio emocional, da motilidade, da agressividade e da espontaneidade.

Palavras-chave : psicanálise; Donald Winnicott; Wilhelm Reich; couraça; falso self.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License