SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A atuação de psicólogos em conselhos tutelaresAcidentes de trabalho com crianças e adolescentes: dados conhecidos ou dados ocultados? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SILVAI, Milena Regina da; ANDRADEII, Letícia de  e  GOMESIII, Allan Henrique. Neguinho e Kika: (re)significações audiovisuais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 159-173. ISSN 2236-6407.

Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a análise de um filme de curta metragem Neguinho e Kika. O filme conta a história de Neguinho, um jovem trabalhador do tráfico de drogas, que vive um amor em meio aos dramas da vida. Para pensar o filme e as relações estéticas a partir da obra, tomamos como interlocutor o filósofo Jacques Rancière. A análise foi orientada pelo paradigma indiciário, método de investigação que se atenta aos detalhes das narrativas, cenários e atuações. As cenas escolhidas para análise têm em comum a presença de instituições que, de certa maneira, (des)ordenam a vida na comunidade: o estado, a família e o tráfico. Compreendemos, a partir de nossa análise, que o filme mostra sua potência nas relações que estabelece, além do que é visível e dizível, no fazer sentir e pensar para além do que o autor nos apresenta.

Palavras-chave : Audiovisual; Psicologia; Estética; Paradigma Indiciário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License