SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Acidentes de trabalho com crianças e adolescentes: dados conhecidos ou dados ocultados?Mudanças na comunicação ao longo da terapia de abordagem sistêmica: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SERAFIMI, Maísa Pedro da Silva; GOMESI, Karin Martins; SILVAI, Dipaula Minotto da  e  BRUNELI, João Luiz. Perfil das crianças usuárias do ambulatório de saúde mental do município de Içara – SC. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 192-209. ISSN 2236-6407.

Resumo O objetivo deste estudo foi delinear o perfil das crianças atendidas no Ambulatório de Saúde Mental de Içara - SC. Portanto, realizou-se uma pesquisa documental, de abordagem quantitativa e de natureza exploratória. A coleta de dados deu-se através dos prontuários das crianças de 6 a 11 anos atendidas no período de 2013 a junho de 2016. Observou-se que 58,3% eram do sexo masculino, 38,3% tem idade entre 8 e 9 anos e 27% são encaminhados por suspeita de transtorno do neurodesenvolvimento. Sobre o trabalho realizado no local, pode-se inferir que 53% são atendidas pela psicóloga, 31% fazem psicoterapia, 21% usam medicação e 12% associam psicoterapia com psicofármaco. É necessário pensar em ações para esta demanda sob uma lógica biopsicossocial. Conhecer o usuário torna possível encontrar subsídios para repensar as práticas atuais e formular melhores métodos de atuação.

Palavras-chave : políticas públicas; infância; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License