SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Perfil de los niños atendidos en el ambulatorio de salud mental de Içara – SCCompetencias emocionales como dispositivo para integralización del cuidado en salud: contribuciones al trabajo interprofesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SCAPINII, Amanda Isabela Nórcio  y  IVANIA JANN, LunaI. Mudanças na comunicação ao longo da terapia de abordagem sistêmica: um estudo de caso. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 210-225. ISSN 2236-6407.

Resumo O artigo visa explorar a mudança na comunicação de um jovem adulto e suas repercussões no contexto individual e familiar no decorrer da terapia de abordagem sistêmica. Para tal, foi realizado um estudo de caso clínico de um processo psicoterapêutico com duração de nove meses. O estudo de caso está composto pela história da família, as queixas e demandas, bem como as estratégias terapêuticas utilizadas para trabalhar os aspectos comunicacionais do paciente e a relação com sua família. Os resultados são discutidos com base no Modelo da Pragmática da Comunicação Humana e das dimensões da comunicação entre pais e filhos. Conclui-se que os recursos da psicoterapia de abordagem sistêmica contribuíram para a consolidação de mudanças nas formas de comunicação, e que eles repercutiram tanto no pleno desenvolvimento social, psíquico e relacional da pessoa atendida, quanto na dinâmica familiar.

Palabras clave : terapia familiar; teoria da comunicação; jovens adultos.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License