SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Mudanças na comunicação ao longo da terapia de abordagem sistêmica: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MICHELLE ALMEIDA, SilvaI; ERIKA LEITE DA SILVA, CardosoI; TATJANA TERESA DE LIMA, MirandaI  e  JULIANA, SampaioI. Competências emocionais como dispositivo para integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.2, pp. 226-239. ISSN 2236-6407.

Resumo A interprofissionalidade promove o aperfeiçoamento da assistência integral à saúde. Porém, o trabalho em equipe, por vezes, é permeado por conflitos, os quais podem ser gerenciados através das competências emocionais. Esse estudo objetiva relatar uma experiência de desenvolvimento de competências emocionais para fortalecimento do processo de trabalho interprofissional, com vistas à integralidade do cuidado. O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde desenvolveu essa experiência em 2015, num serviço de média complexidade. Inicialmente, foi utilizado um jogo, visando explorar fragilidades do serviço, o qual possibilitou identificar o sentimento de inibição de muitos profissionais diante de situações do cotidiano laboral. Posteriormente, objetivando contornar tais inibições, atividades lúdicas foram realizadas por meio de vídeos, jogos e rodas de conversas, que promoveram diálogos interprofissionais, com foco nas competências empatia e assertividade, que resultaram em uma postura mais ativa e questionadora dos profissionais frente às necessidades do processo de trabalho da equipe.

Palavras-chave : papel profissional; desempenho profissional; assistência integral à saúde; empatia; assertividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License