SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A formašNo em psicologia no contexto da democratizašNo do ensino superior no BrasilConstrušNo e validašNo de instrumento para avaliar conhecimentos de universitßrios sobre transtorno especÝfico da aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SILVA, Kátya de Brito e  e  MACEDO, João Paulo. Psicologia e ruralidade: reflexões para formação em psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.3, pp. 97-120. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p97.

Os contextos rurais constituem um novo campo de atuação para as/os psicólogas/os. Porém, a relação entre Psicologia e rural ainda não se dá de forma estreita. O lugar das/os psicólogas/os nesse campo ainda está por se configurar. Diante dessa realidade, este ensaio desenvolvido por meio de uma pesquisa teórica visa debater mais amplamente sobre as possibilidades de inserção de rural na formação em Psicologia. Entende-se que o desafio é construir formações em Psicologia implicadas com a clareza das bases teóricas e práticas que norteiam o fazer técnico e ético no contexto das ruralidades, entendendo que a qualificação para esse campo não envolve apenas o campo técnico, mas o compromisso ético-político.

Palavras-chave : formação do psicólogo; ambientes rurais; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License