SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3  suppl.1Familia en la historia de las políticas de cuidado de la salud mental: un estudio documentalPsicología de la familia, self y relación: una revisión narrativa de la construcción de un campo disciplinario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

BORGES, Carolina de Campos; UZIEL, Anna Paula  y  PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai: tensões na instituição da igualdade parental. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.3, suppl.1, pp. 24-47. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp24.

Este trabalho consiste em um estudo teórico-documental realizado como parte de uma pesquisa mais ampla, ainda em andamento, que investiga as relações parentais na guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai. Buscou-se compreender como, histórica e juridicamente, a guarda compartilhada foi instituída nesses países e discutir a relação entre sua instituição e igualdade parental, tendo em conta os processos sociais envolvidos na determinação da igualdade entre homens e mulheres. Os resultados apontaram que, no Uruguai, a instituição da guarda compartilhada derivou de direitos adquiridos pelas mulheres enquanto, no Brasil, foi consequência da mobilização de pais, reivindicando seus direitos frente às mães de seus filhos. Em consequência das diferentes posições ocupadas por homens e mulheres na sociedade, a guarda compartilhada é apreendida por eles como lutas distintas. Concluiu-se que, nos dois países, sua instituição representa avanços em prol da convivência familiar, mas não é suficiente para promover a igualdade parental.

Palabras clave : guarda compartilhada; parentalidade; gênero; Brasil; Uruguai.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License