SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3  suppl.1Custodia compartida en Brasil y Uruguay: tensiones en la institución de la igualdad parentalAdhesión a los mitos de la conjugalidad por hombres y mujeres: asociaciones con calidad y conflicto conjugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Psicologia da família, self e relação: revisão narrativa da construção de um campo disciplinar. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.3, suppl.1, pp. 48-65. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp48.

A Psicologia da Família surgiu como disciplina na década de 1980, nos EUA. Influenciada pela Terapia de Família, adota a Abordagem Sistêmica como referencial teórico e se articula aos referenciais tradicionais da Psicologia. Defende a integração entre perspectivas teóricas que abordem o self e a relação. Realizou-se uma revisão narrativa, cujo objetivo foi o de analisar e discutir a produção nacional, considerando temas e áreas disciplinares. Foi feita uma pesquisa no SCIELO e na PEPSIC, de 2010 a 2019, com os termos Psicologia e Família. Posteriormente, foram trazidos artigos ilustrativos do Journal of Family Psychology, a fim de especificar a articulação entre self e relação. Os resultados indicaram que os estudos nacionais sobre família são realizados em várias áreas disciplinares da Psicologia e apresentam temas tradicionais e inovadores, que podem sugerir novas formas de intervenção psicológica.

Palabras clave : Psicologia da Família; Self; Relação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License