SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3  suppl.1Psicologia da família, self e relação: revisão narrativa da construção de um campo disciplinarEscrever e inscrever a maternidade por meio dos blogs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

NEUMANN, Angélica Paula; WAGNER, Adriana; MOSMANN, Clarisse Pereira  e  FALCKE, Denise. Adesão aos mitos da conjugalidade por homens e mulheres: associações com qualidade e conflito conjugal. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.3, suppl.1, pp. 66-84. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp66.

O objetivo deste estudo foi identificar a adesão de homens e mulheres a mitos conjugais, comparando os sexos e verificando associações com variáveis sociodemográficas, qualidade conjugal e estilos de resolução de conflitos. Participaram 65 casais heterossexuais, casados oficialmente (45,3%), em união estável (35,9%) ou namorando (18,5%). Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, questionário de mitos conjugais, Inventário de Estado Conjugal de Golombok e Rust e Inventário de Estilos de Resolução de Conflitos. Os resultados revelaram que houve adesão alta ou moderada aos mitos conjugais. Na amostra masculina, maior adesão foi associada à percepção de maior qualidade conjugal, maior uso de estratégia de submissão e menor envolvimento no conflito. Na amostra feminina, a adesão aos mitos correlacionou-se positivamente com as estratégias de resolução positiva dos conflitos e submissão e negativamente com o envolvimento no conflito. Discute-se a necessidade de considerar a adesão aos mitos da conjugalidade nas intervenções com casais.

Palavras-chave : mitos conjugais; sexo; qualidade conjugal; conflito conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License