SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3  suppl.1Adesão aos mitos da conjugalidade por homens e mulheres: associações com qualidade e conflito conjugalRivalidade e solidariedade entre irmãos na clínica com famílias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

PASSOS, Maria Consuêlo  e  ARTEIRO, Isabela Lemos. Escrever e inscrever a maternidade por meio dos blogs. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.3, suppl.1, pp. 85-100. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp85.

Tornar-se mãe exige a elaboração de uma posição subjetiva diante do filho. As formas de enfrentamento da maternidade são singulares e revelam transformações diferentes em cada época. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é discutir algumas expressões atuais da maternidade que são reveladas em blogs. O estudo enfatiza o recurso da escrita de mulheres nesses espaços, onde elas discutem suas dificuldades com os cuidados com os bebês, a sobrecarga que esse novo lugar de mãe impõe quando vem associado a papeis profissionais, e a solidão no enfrentamento das novas tarefas. O material examinado foi retirado de alguns blogs onde as trocas revelavam novos sentidos sobre o processo de construção da maternidade. A análise foi feita com /o aporte da psicanálise winnicottiana. Tal procedimento revelou que o endereçamento à diferentes parceiras, facilitava o processo de elaboração de muitas dificuldades enfrentadas pelas mulheres com seus bebês e famílias.

Palavras-chave : maternidade; mulheres; bebês; blogs; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License