SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3  suppl.1Rivalry and solidarity between siblings in the clinic with familiesPlay and adoptive filiation: process of integration of the paradoxical family identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

DIAS, Cristina Maria de Souza Brito  and  ALBUQUERQUE, Karlise Maranhão Lucena de. Avós que detêm a guarda judicial dos netos: que lugar é esse?. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.3, suppl.1, pp. 121-140. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp121.

O objetivo geral desta pesquisa foi investigar, na perspectiva das avós, o lugar ocupado por elas nos contextos familiar e social, a partir do deferimento da guarda judicial de seus netos. Participaram cinco avós, de nível socioeconômico médio-baixo, que cuidam integralmente dos netos. Elas responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista. Esta foi analisada pela técnica da análise de conteúdo temática. Pode-se constatar que: 1) a solicitação da guarda foi uma consequência natural, uma vez que, em sua maioria, elas já cuidavam dos netos; 2) os motivos que as levaram a assumir os netos foram separação, encarceramento, negligência e morte dos genitores; 3) os ganhos obtidos com a guarda judicial foram a segurança de poder atender às necessidades dos netos, sem o risco de que eles lhes sejam retirados, e união na família; 4) todas se perceberam e são reconhecidas como mães dos netos.

Keywords : guarda judicial; poder judiciário; avós guardiãs; netos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License