SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3  suppl.1Grandmothers who have judicial custody of grandchildren: what place is this?The preparation of children and adolescents for adoption: the psychology student's place author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

MACHADO, Rebeca Nonato; MELLO, Renata  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. O brincar na relação parento-filial: um recurso de integração da filiação adotiva. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.3, suppl.1, pp. 141-156. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp141.

O trabalho discute o brincar como elemento significativo no processo de constituição da filiação adotiva, na perspectiva de pais e mães adotivos. Pensou-se a presença dos fenômenos transicionais, vividos nos jogos e nas brincadeiras entre pais e filhos, como recurso psíquico para a integração da identidade paradoxal da família adotiva. Este estudo faz parte de uma ampla pesquisa qualitativa sobre parentalidade e filiação adotivas, na qual realizamos entrevistas semiestruturadas, com 14 mães e 10 pais adotivos. Os dados obtidos foram analisados pelo método de análise de conteúdo de Bardin no modelo categorial. Observou-se que brincar foi valorizado pelos pais como indicador da boa qualidade relacional com os filhos. Os participantes expressam que, por meio das brincadeiras, eles e seus filhos compartilharam conteúdos internos, desenvolvendo uma intimidade e criando espaço para experimentarem juntos dilemas em torno do paradoxo da filiação adotiva e do enigma sobre as origens.

Keywords : adoção; parentalidade; filiação; brincar; fenômenos transicionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License