SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Concepciones sobre la muerte y el morir entre estudiantes de psicologíaEl terapeuta suficientemente narrativo en la clínica psicanalítica infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

CAMPOS, Érico Bruno Viana; GODEGUEZI, Martinucho  y  LIMA, João Gabriel Bertucci. O estatuto da autoconservação na primeira teoria pulsional freudiana. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.1, pp. 49-70. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p49.

Este ensaio teórico discorre sobre o estatuto da pulsão de autoconservação no âmbito da teoria de Freud, com o objetivo de analisar os referenciais organicistas e funcionalistas como fundamento epistemológico da psicanálise. A teoria das pulsões sofre transformações substanciais ao longo da obra freudiana, sendo sujeita a diversas interpretações que, em geral, relegam a um segundo plano ou mesmo excluem as pulsões de autoconservação do campo da psicanálise. Apresentam-se os fundamentos dessa teorização nos textos freudianos sobre a primeira teoria pulsional e a complexidade de sua caracterização, em especial as questões de sua fonte e sua filiação a funções biológicas, a labilidade de seu objeto, o seu papel na dinâmica defensiva e no desenvolvimento psicossexual. Discutem-se as interpretações desse legado a partir de sua dupla filiação: humanista e naturalista. Conclui-se que essa problemática é um ponto de tensão importante na caracterização da heterogeneidade epistemológica da psicanálise como campo de saber.

Palabras clave : psicanálise; pulsão; autoconservação; Freud, Sigmund; 1856-1939.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License