SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A polêmica do tempo de constituição da estrutura psicóticaEstresse ocupacional em professores moçambicanos da educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

NUNES, Sandra Adriana Neves et al. A violência contra a criança e o adolescente na perspectiva de agentes comunitários da saúde. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.1, pp. 135-161. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p135.

A violência intrafamiliar é aquela praticada por familiares, constituindo-se em grave violação dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo desse estudo foi investigar se Agentes Comunitários de Saúde (ACS) reconhecem sinais de violência intrafamiliar, se fazem notificação, se conhecem fatores de risco e proteção e se na sua formação receberam informações sobre essas temáticas. Participaram do estudo 119 ACS que responderam três questionários. Constatou-se que os conhecimentos sobre sinais de violência, em especial, de violência sexual e psicológica, sobre notificação, sobre fatores de risco e proteção e sobre práticas parentais e habilidades sociais infantis deveriam fazer parte de cursos de capacitação dos ACS, bem como de toda a Equipe de Saúde, pelo fato de atuarem cotidianamente com as famílias no território. Conclui-se que os ACS não tiveram acesso aos conhecimentos produzidos pela psicologia do desenvolvimento infantil que poderiam orientar sua ação protetiva e preventiva junto às famílias.

Palavras-chave : violência intrafamiliar; agentes comunitários de saúde; fatores de risco e proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License