SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A violência contra a criança e o adolescente na perspectiva de agentes comunitários da saúdeA família diante da experiência de enfrentamento dos transtornos do espectro autista: uma visão sbjetiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ALIANTE, Gildo; ABACAR, Mussa  e  PEREIRA, Angelina Mualaquia. Estresse ocupacional em professores moçambicanos da educação inclusiva. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.1, pp. 162-181. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p162.

Este estudo objetivou avaliar o estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento em professores da Educação Inclusiva. Participaram do estudo 15 professores moçambicanos que trabalham num Centro de Recursos de Educação Inclusiva na província de Nampula. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto, no qual incluía dados sociodemográficos e profissionais, Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp e algumas questões abertas. A análise de conteúdo categorial das respostas mostrou que os professores perceberam o seu trabalho como estressante. A sintomatologia de estresse foi predominantemente de ordem física. As principais fontes de estresse dos professores foram de natureza situacional. Para fazer face às situações de estresse no trabalho, os professores recorrem essencialmente às estratégias focalizadas na emoção. Sugere-se a modificação do ambiente laboral causador de estresse e a educação e formação dos professores em estratégias de coping.

Palavras-chave : educação inclusiva; saúde mental; estresse ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License