SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Pós-doutorado e o cenário dos resultados na carreira docente: uma análise da área de psicologiaPotencialidades de um curso em saúde mental: a lógica psicossocial em uma experiência ativa de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

TAVELIN, Cristina Martins; CUNHA, Ana Cristina Barros da; ABEL, Rodrigo  e  RIBEIRO, Maria Carolina Pereira. Atenção psicológica à gestante infectada por Zika vírus: revisão integrativa da literatura e das políticas públicas nacionais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.1, pp. 224-242. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p224.

A recente epidemia de Zika vírus no Brasil, associada à microcefalia em recém-nascidos, resultou na necessidade de atenção integral à saúde das gestantes. Diante disso, o objetivo desta revisão integrativa é analisar como as políticas públicas nacionais e estaduais e a literatura científica brasileira têm discutido o cuidado psicológico para essa população. Com base em levantamento bibliográfico feito nas bases de dados Scielo, Lilacs e Portal Capes, usando os descritores "Zika vírus" AND "atenção à saúde", foram incluídas nesta revisão 10 referências, sem restrição de ano. Observou-se que, enquanto os documentos públicos enfocam aspectos técnicos e biológicos da epidemia para prevenção, diagnóstico e acompanhamento dos casos de microcefalia, apenas duas referências científicas abordam criticamente o tema, mas sem uma grande discussão sobre o cuidado à saúde mental das gestantes infectadas pelo Zika vírus. Conclui-se que é urgente e necessário investir na produção científica nacional sobre o tema.

Palavras-chave : zika vírus; atenção à saúde; gestantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License