SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Democracia e cuidado em saúde mental: atravessamentos éticos e políticosPessoas em situação de rua: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SILVA, Mariana LuÝza Becker da; BOUSFIELD, AndrÚa Barbarß da Silva; GIACOMOZZI, AndrÚia Isabel  e  LEANDRO, Maiara. Atribuiš§es de causalidade Ó violrncia para pessoas em situašNo de rua. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.2, pp. 17-39. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p17.

No Brasil muitas pessoas em situašNo de rua morrem por violrncia. Diversos fatores influenciam para que a violrncia ocorra, tornando-se relevante a Teoria de AtribuišNo de Causalidade para a compreensNo desta temßtica, pois viabiliza o estudo das explicaš§es espontÔneas fornecidas aos acontecimentos sociais. Assim, este estudo tem objetivo de compreender os aspectos influenciadores da violrncia para pessoas em situašNo de rua. Trata-se de um estudo qualitativo, explorat?rio e descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 91 pessoas em situašNo de rua. Para anßlise das entrevistas, foi realizado a anßlise categorial temßtica, a qual foram analisadas as categorias: Contexto Social, Contexto IntrÝnseco, -lcool e outras drogas e ReprodušNo da Violrncia. Por fim, verificou-se que os participantes atribuÝram a violrncia perpetuada pelo outro como causalidade interna, e quando perpetuada por si pr?prio foram por motivos externos.

Palavras-chave : violrncia; situašNo de rua; causalidade; morador de rua.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License