SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Construção e validação da escala de racismo revitimizadorA influência da aversão à perda na decisão de se sobrecarregar no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

GONšALVES, J?lia; TOLFO, Suzana da Rosa; ESPINOSA, Leonor Maria Cantera  e  NUNES, Thiago Soares. Incidrncia e definišNo do assÚdio moral entre trabalhadores do transporte coletivo urbano. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.2, pp. 131-153. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p131.

O estudo identificou a ocorrrncia e o conhecimento sobre AssÚdio Moral no Trabalho (AMT) para trabalhadores do transporte coletivo urbano de uma capital do Brasil. Foi realizado um estudo como misto, com 382 trabalhadores, que responderam um questionßrio de dados sociodemogrßficos, a Escala Laboral de AssÚdio Moral e a quest§es relacionadas ao conhecimento sobre essa violrncia. Os resultados demonstraram diferenša entre o quantitativo de trabalhadores identificados como alvos de AMT pelos itens da escala (48,69%) e aqueles que se reconhecem como assediados (36,34%). A dimensNo "condiš§es de trabalho" foi a mais frequentemente citada na amostra. As definiš§es de AMT relacionaram-se com humilhašNo, desrespeito e constrangimento. Apesar de terem conformidades conceituais com a literatura, estas categorias demonstraram um conhecimento simplificado, salientando elementos objetivos. Conclui-se que essa violrncia s? poderß ser eficazmente com sua definišNo clara e distinta de outras formas de sofrimento decorrente do trabalho.

Palavras-chave : assÚdio moral no trabalho; transporte coletivo urbano; condiš§es de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License