SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Incidrncia y definici?n de acoso laboral entre trabajadores del transporte p?blico urbanoLuto anticipatorio del cuidador familiar en el trasplante de células madre hematopoyeticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

MODESTO, João Gabriel; RODRIGUES, Tatiana  y  QUEIROGA, Fabiana. A influência da aversão à perda na decisão de se sobrecarregar no trabalho. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.2, pp. 154-166. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p154.

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o papel moderador do burnout na relação entre aversão à perda e tomada de decisão de se sobrecarregar no trabalho. Um total de 128 profissionais, com idades acima de 18 anos e inseridos no mercado de trabalho, responderam a uma medida de burnout e avaliaram um cenário de sobrecarga no trabalho. Verificou-se um efeito da aversão à perda na decisão de se sobrecarregar no trabalho, mas o burnout não moderou essa relação. Variáveis sociodemográficas também não influenciaram na tomada de decisão. Esse estudo evidencia o potencial heurístico da aversão à perda como mecanismo automático que pode influenciar a decisão de se sobrecarregar no trabalho. Assim, deve-se ter cautela ao expor indivíduos em processos de decisões visto que isso pode impactar negativamente tanto para o próprio indivíduo (no curto prazo), quanto para a própria organização (no médio e longo prazo).

Palabras clave : stress ocupacional; tomada de decisão; aversão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License