SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2PreparašNo para a aposentadoria: intervenšNo em um servišo p?blico municipal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

BOGO, Anne Carolynne; MARTINS, Felipe Boldo  e  LAURENTI, Carolina. Contribuciones de la psicología a un proyecto de educación ambiental. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.2, pp. 215-230. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p215.

O projeto de extensão "Educação ecológica, desenvolvimento regional e cidadania global: a conservação de riachos urbanos da região metropolitana de Maringá" é um trabalho interdisciplinar, cujo objetivo era sensibilizar a população e os futuros cidadãos sobre a necessidade da conservação dos riachos urbanos e fundos de vale. A execução do projeto se deu por meio de mostras científicas em escolas da região metropolitana de Maringá e contou com a participação de diversas áreas do conhecimento, como biologia, psicologia, geografia e artes cênicas. A psicologia analisou a efetividade das atividades realizadas nas escolas e indicou que a proposta de educação ambiental estava mais voltada para a dimensão comportamental do "dizer" que do "fazer". A análise psicológica propôs, então, algumas mudanças no projeto de modo que os alunos não só falassem ("dizer") sobre a preservação do meio ambiente, mas que também emitissem comportamentos ("fazer") tidos como pró-ambientais.

Palavras-chave : psicologia ambiental; educação ambiental; análise do comportamento; interdisciplinaridade; psicologia ambiental; educación ambiental; análisis de la conducta; interdisciplinariedad.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License