SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Docência na universidade pública: a saúde dos trabalhadores da educaçãoO brasileiro no "divã de procusto": a psicanálise e seu discurso sobre o Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

VERISSIMO, Lara Pelliciari  e  SERRALHA, Conceição Aparecida. As queixas escolares no serviço-escola: evolução dos casos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, pp. 29-51. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p29.

As queixas escolares compreendem as dificuldades no processo de escolarização, seja de ordem pedagógica, relacional ou comportamental. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as condutas adotadas e a evolução dos casos de crianças usuárias do serviço-escola de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com queixas escolares, no período de 2013 a 2017, na faixa etária compreendida entre sete e 12 anos incompletos. Trata-se de uma pesquisa documental, com 60 prontuários analisados. Foram encontradas, na maioria dos prontuários, crianças do sexo masculino, de escola pública, e atendidas na modalidade de psicodiagnóstico. Foram observados grande desistência dos atendimentos, culpabilização da criança e da família, e pouco contato com a escola. Considera-se necessário compreender todos os ambientes nos quais a criança se encontra inserida.

Palavras-chave : psicologia; clínicas-escola; processos psicoterapêuticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License