SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3O brasileiro no "divã de procusto": a psicanálise e seu discurso sobre o BrasilSignificados atribuídos ao comportamento suicida por adolescentes do sexo feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

NASCIMENTO, Ananda Kenney da Cunha; SILVA, Ana Carolina de Moraes  e  CALDAS, Marcus Túlio de. Construindo redes: os acompanhantes terapêuticos em Recife - PE. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, pp. 76-98. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p76.

Esta pesquisa objetivou compreender a ação clínica dos acompanhantes terapêuticos (Ats) nas redes sociais da cidade de Recife - PE. Realizou-se um estudo qualitativo, de cunho fenomenológico existencial com cinco Ats, utilizando a narrativa colaborativa como instrumento. Em um primeiro momento, individualmente, cada participante se expressou livremente. Após, realizou-se um encontro grupal com os mesmos participantes. Na análise das narrativas, fez-se uso da hermenêutica filosófica de Gadamer, compreendendo a clínica do Acompanhamento Terapêutico em suas diferentes possibilidades de ação clínica com as especificidades inerentes ao seu campo de atuação, a partir da experiência de quem a pratica. Nessa direção, percebeu-se que os Ats estão inseridos nos seguintes seguimentos: acompanhamento clínico com foco em saúde mental - particular ou institucional -, formação, supervisão e pesquisa. Contudo, constatou-se que eles estão operacionalizando ações segregadas. Em contrapartida, os Ats demonstraram almejar um lugar mais delimitado, o que inclui organização, institucionalização, formalização e profissionalização desta prática.

Palavras-chave : clínica; social; saúde mental; formação profissional; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License