SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Construyendo redes: acompanantes terapêuticos en Recife - PELa experiencia de rosa roja en el contexto del alcoholismo paterno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

ALPE, Adriane Cristine Oss-Emer Soares  y  ALF, Alexandra Machado. Significados atribuídos ao comportamento suicida por adolescentes do sexo feminino. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, pp. 99-115. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p99.

Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento suicida de adolescentes acolhidas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de um município no interior Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o período da adolescência mostra-se cada vez mais vulnerável a esse fenômeno, observando um crescimento gradativo do número de mortes por suicídio neste período do desenvolvimento, o que ressalta a importância de investigar a temática. Esta pesquisa qualitativa contou com a participação de treze adolescentes do sexo feminino, os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada e analisados pela Análise de Conteúdo. Os resultados estão apresentados em duas categorias: a categoria I verifica a percepção dos adolescentes sobre o comportamento suicida, métodos prevalentes utilizados nas tentativas de suicídio; já a categoria II, apresenta significados associados ao desejo de morrer e fatores de risco e proteção a este público-alvo.

Palabras clave : adolescentes; mulheres; comportamento; suicídio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License