SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Significados atribuídos ao comportamento suicida por adolescentes do sexo femininoTrauma e prematuridade: o que fazer diante do nascimento inesperado de um bebê? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CARIAS, Antonio Richard  e  GRANATO, Tânia Mara Marques. A experiência de rosa vermelha no contexto do alcoolismo paterno. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, pp. 116-137. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p116.

Os filhos de alcoolistas sofrem o impacto de uma relação parental marcada pela violência e imprevisibilidade. O objetivo deste estudo é ilustrar a experiência emocional de filhos de alcoolistas com o relato emblemático de um dos 12 participantes de uma pesquisa psicanalítica empírica. Foi realizada uma entrevista psicanalítica com Rosa Vermelha por meio do uso de uma Narrativa Interativa sobre o drama de um filho que aguarda a chegada do pai alcoolizado. Rosa completou a narrativa expressando-se imaginativamente sobre a convivência com o progenitor. O material narrativo foi analisado à luz da psicanálise winnicottiana, resultando em quatro campos de sentidos que comunicam a experiência emocional de filhos de alcoolistas: "Marcas da Violência"; "Desejo Soberano", "Sobrevivendo ao Caos" e "De volta à minha vida". O intenso sofrimento emocional desses filhos que precisam assumir responsabilidades precocemente enseja a produção de futuras pesquisas que subsidiem práticas no contexto do alcoolismo.

Palavras-chave : abuso de álcool; violência na família; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License