SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Trauma e prematuridade: o que fazer diante do nascimento inesperado de um bebê?Representações sociais sobre uso de cannabis entre jovens: estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

DE OLIVEIRA, Carolina Rodrigues  e  GOTO, Tommy Akira. Aproximações entre E. Husserl e C. G. Jung: da crítica à fundação de uma nova psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, pp. 153-173. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p153.

Pode-se encontrar aproximações entre a proposta fenomenológica de Edmund Husserl (1859-1938) com algumas ideias da Psicologia Analítica de C. G Jung (1875-1961),principalmente no que se refere à crítica que ambos promoveram em relação à Psicologia científica e à concepção de uma Psicologia mais humana. Esse estudo, seguindo o procedimento da pesquisa qualitativa teórico-bibliográfica, teve o objetivo de explicitar e, em seguida, aproximar as duas propostas epistemológicas e metodológicas, trazendo os conceitos e estruturações da Fenomenologia e da Psicologia Analítica, correlacionando os pontos de convergência nos quais se equiparam e/ou complementam. Como resultado, observou-se que, tanto Husserl quanto Jung, elaboraram outra concepção filosófica, reagindo ao materialismo e naturalismo positivista; ampliaram o conceito de experiência (empiria); desenvolveram um método de investigação que considera a subjetividade pura; e, por fim, fundaram uma nova Psicologia.

Palavras-chave : fenomenologia; psicologia analítica; experiência; método fenomenológico; inconsciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License