SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Aproximações entre E. Husserl e C. G. Jung: da crítica à fundação de uma nova psicologiaA lógica do significante como um método de pesquisa em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

DIAS, Paola Souza; PALATA, Fernanda Gomes  e  VECCHIA, Marcelo Dalla. Representações sociais sobre uso de cannabis entre jovens: estudo comparativo. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, pp. 174-195. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p174.

Buscou-se identificar e comparar as representações sociais sobre o consumo da maconha na perspectiva de dois grupos de jovens: frequentadores de uma universidade pública, e participantes não-universitários de um projeto social com oriundos de bairros periféricos. Os dados foram coletados em grupos focais, cada um com seis participantes, sendo a análise fundamentada na teoria das representações sociais e operacionalizada pela análise temática. Foram delimitadas categorias a posteriori imagens da maconha, visão dos familiares, papel/lugar da maconha, motivação/influência para o uso, contexto de uso, posicionamento da escola/universidade e consequências. Observaram-se aproximações entre os grupos sobre a percepção de inocuidade da maconha por ser produto natural e a dificuldade de dialogar a respeito com os familiares, mas também diferenças, por exemplo, quanto a ser ou não a maconha porta de entrada para outras drogas. Discutir sobre a maconha ainda gera resistências e traz tabus, acentuando a necessidade de promoção de diálogos.

Palavras-chave : cannabis sativa; maconha; teoria das representações sociais; juventude; grupos focais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License