SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A lógica do significante como um método de pesquisa em psicanáliseReligiosidade/espiritualidade em saúde: uma disciplina de pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ASSUNCAO, Isadora Veiga et al. Escuta clínica em um ambulatório de genética: uma experiência extensiva. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, pp. 218-231. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p218.

O trabalho busca relatar uma prática extensionista em um Hospital Universitário que teve como objetivo ampliar as ações no cuidado a pessoas com defeitos congênitos (DC) no SUS. Para tanto, apresenta-se a experiência de estudantes de psicologia em ambulatório de genética, ao associar à prática médica ambulatorial a escuta clínica. Discute-se neste artigo a importância da prática extensiva na atenção a pacientes com DC e seus familiares, decorrente da necessidade da interlocução entre medicina e psicologia na clínica contemporânea. Os resultados delimitaram os desafios enfrentados pelas estudantes e os efeitos da prática extensionista em serviço de genética clínica: estabelecimento de um espaço de fala e escuta; complexidade das condições genéticas; problemática do acompanhamento psicológico em serviço ambulatorial; e implicações na formação em Psicologia. Ressalta-se, por fim, a pertinência das reflexões teórico-clínicas acerca de uma primeira experiência de escuta clínica em sua dupla vertente: como dispositivo tanto terapêutico quanto formativo.

Palavras-chave : escuta clínica; psicanálise; prática extensiva; hospital universitário; defeitos congênitos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License