SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3  suppl.1La escritura de la historia y del luto en desastres colectivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

CAMPOS, Érico Bruno Viana; DE MENEZES, Lucianne Sant´Anna  y  BOCCHI, Josiane Cristina. Psicanálise e o desamparo frente à crise de valores e ideais na atualidade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, suppl.1, pp. 4-27. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp04.

A psicanálise tem privilegiado o conceito de desamparo para tecer considerações ontológicas e éticas fundamentais sobre ser humano, constituindo um operador importante para refletir sobre as condições subjetivas da sociabilidade contemporânea, marcada por uma transição nos valores e ideais normativos sustentados pelas instituições modernas. O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão baseada em três eixos complementares para a consideração do sofrimento a partir desse operador essencial: (1) a concepção de sublimação como um destino pulsional; (2) a concepção de trabalho como condição de elaboração psíquica e criação do laço social; (3) os limites e condições da razão diagnóstica na consideração do sofrimento psíquico. Conclui-se que o aprofundamento da compreensão do trabalho sublimatório sobre as pulsões, abordando seus efeitos simultaneamente nas dimensões individual e coletiva, seja um encaminhamento possível para contribuir no sentido de constituição de vínculos sociais integrativos e propositivos de novos ideais para a cultura da atualidade.

Palabras clave : psicanálise; desamparo; sublimação; trabalho; saúde mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License