SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3  suppl.1Psychoanalysis and helplessness towards today's values and ideals crisisAnalytical listening as a rescue and maintenance instrument of the social bond author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

MARTINS, Karla Patrícia Holanda  and  RABELO, Fabiano Chagas. A escrita da história e do luto nas catástrofes coletivas. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, suppl.1, pp. 28-44. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp28.

O presente artigo objetiva explorar, a partir das questões levantadas pela pandemia do Covid-19, a tensão e a pluralidade de sentidos que o conceito de desmentido assume no âmbito da psicanálise, considerando-se as acepções de Freud e Ferenczi. Busca-se uma articulação entre as contribuições desses dois autores para estabelecer daí uma descrição das consequências de uma política negacionista que perpetua e agrava as vulnerabilidades e o sofrimento da população mais desfavorecida, sobretudo em situações de catástrofes coletivas, como a atual. Criam-se daí obstáculos ao trabalho de simbolização e elaboração de lutos, limitando consideravelmente as possibilidades de construção de uma resposta política solidária, ampla, efetiva e duradoura. Problematiza-se então a relação entre a escrita da História e a dimensão coletiva do luto. Propõe-se, a partir de Freud e Ginzburg, a valorização da melancolia e da vergonha como estratégia de resistência discursiva a uma política negacionista alicerçada no desmentido.

Keywords : psicanálise; história; luto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License