SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3  suppl.1A escrita da história e do luto nas catástrofes coletivasDa solidão à capacidade de estar só na presença de alguém: percursos clínicos a partir da perspectiva de Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

DE MACEDO, Maria Manuela Dias Ramos  e  KLAUTAU, Perla. A escuta analítica como instrumento de resgate e manutenção do laço social. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, suppl.1, pp. 45-60. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp45.

O presente trabalho é fruto do projeto "Jovens em situação de vulnerabilidade social: entre o trauma e o reconhecimento" desenvolvido com bolsa de iniciação científica concedida pela FAPERJ. Ao longo do trabalho, observamos que a emergência de pequenos testemunhos mobilizava os participantes. Embora a narrativa fosse de uma experiência dolorosa, o posterior acolhimento atuava como potencializador de vínculos sociais. Nesse sentido, propomos examinar a função clínica do testemunho para a atuação dos analistas em contextos de precarização, onde há o enfraquecimento dos laços discursivos. Para isso, partimos da premissa que a vivência em condições precárias é potencialmente traumática e excludente, ainda que haja um esforço psíquico de reduzir a importância dessas situações, banalizando o sofrimento oriundo da violência simbólica a que estão submetidos. Nossa aposta é que a escuta analítica pode operar como um instrumento de cuidado, tendo na coletividade a força para o resgate e manutenção do laço social.

Palavras-chave : desamparo; trauma psíquico; laço social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License