SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3  suppl.1From loneliness to the ability to be alone in the presence of someone: clinical pathways from Winnicott's perspectiveThe helplessness of the rabble author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

MELANI, Amanda Christina Victoria de Andrade; RIBEIRO, Marina Ferreira da Rosa  and  DOS SANTOS, Janderson Farias Silvestre. A poética do luto: reflexão a partir do conceito de objeto transformacional. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, suppl.1, pp. 80-99. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp80.

Partindo do conceito de objeto transformacional formulado por Christopher Bollas, discutimos o potencial transformador dos encontros estéticos. Apresentamos algumas reflexões sobre uma experiência clínica vivida com uma paciente atravessando um luto, e destacamos a marcante habilidade dela em se utilizar de músicas, imagens e metáforas para dizer de sua experiência emocional. A partir desta experiência clínica temos por objetivo, neste artigo, refletir a respeito da potência transformacional dos objetos estéticos no contexto analítico, que parecem ter um papel importante no processo de elaboração do luto desta paciente. Por fim, fazemos alguns apontamentos sobre a importância do encontro analítico, na relação de transferência-contratransferência, para o potencial de transformação dos encontros estéticos vividos nas sessões de análise.

Keywords : luto; clínica psicanalítica; arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License