SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3  suppl.1El desamparo de la chusmaLa vida por um hilo: escucha clínica entre la urgencia subjetica e médica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

PERES, Rodrigo Sanches  y  BOCCHI, Josiane Cristina. Psicanálise, clínica ampliada e dor física: algumas articulações. Est. Inter. Psicol. [online]. 2020, vol.11, n.3, suppl.1, pp. 117-131. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp117.

A Psicanálise é capaz de enriquecer a clínica ampliada e, assim, viabilizar a superação de limitações inerentes ao modelo biomédico que se revelam por meio de práticas em saúde voltadas a pacientes que padecem de dor física. O presente estudo possui um duplo objetivo. Em primeiro lugar, buscaremos traçar um breve panorama de tentativas de compreensão da dor física ao longo da história, a fim de contextualizar e problematizar o surgimento e a consolidação do modelo biomédico. Em segundo lugar, discutiremos alguns aportes psicanalíticos para a apreensão teórica da dor física que, a nosso ver, podem gerar contribuições relevantes para a clínica ampliada. Concluímos, com base em formulações freudianas e pós-freudianas, que a dor física, desde diferentes ângulos, ocupa um "lugar" fronteiriço, em contraste com o que sugere o modelo biomédico. Com isso, iluminamos aspectos subjetivos das condições dolorosas que merecem ser levados em conta pelos profissionais de saúde.

Palabras clave : Dor; clínica ampliada; teoria psicanalítica; saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License