SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1El diagnóstico del TDAH y sus efectos de subjetivación: un análisis de trayectorias escolares de jóvenes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

PIMENTEL, Aline Gomes da Silva  y  HAUCK FILHO, Nelson. Opressão racial internalizada: um estudo com negros brasileiros. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, pp. 03-26. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1p03.

A opressão racial internalizada refere-se a um processo de interiorização de estereótipos raciais negativos, por parte de pessoas negras, ocorrendo enquanto autoatribuição de uma posição inferior em uma suposta hierarquia racial. O objetivo do presente estudo foi traduzir ao Português Brasileiro a Internalized Racial Oppression Scale for Black Individual (IROS), desenvolvida nos Estados Unidos, que avalia opressão racial internalizada. Também se pretende identificar a pertinência da temática no contexto brasileiro. O estudo ocorreu em duas etapas, em que a primeira foi a tradução propriamente dita e, a segunda, discussão com grupo focal. Os itens foram avaliados como sendo de fácil compreensão, necessitando poucas alterações e resultando em uma versão traduzida para o Português Brasileiro. A partir da discussão com o grupo focal foi possível identificar a pertinência da temática ao contexto brasileiro. Porém, existem especificidades a serem consideradas em estudos futuros para a adaptação e validação da escala.

Palabras clave : tradução; racismo; opressão racial internalizada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License