SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Respostas de estresse e coping em adolescentes com excesso de pesoRepresentaš§es sociais do trÔnsito para motoristas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

RUMIN, Cassiano Ricardo  e  NAVARRO, Vera Lucia. O trabalho reestruturado na agroindústria canavieira: impactos à saúde dos trabalhadores rurais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, pp. 95-115. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1p95.

O trabalho rural na canavicultura brasileira é marcado pela penosidade, espoliação e a disparidade de direitos. O objetivo deste estudo foi discutir como o trabalho reestruturado na canavicultura ocasionou impactos à saúde dos trabalhadores rurais canavieiros. A metodologia envolveu a análise de dados secundários do site da Previdência Social sobre as condições gerais de saúde, a morbidade e mortalidade ocupacional dos trabalhadores rurais canavieiros. Conclui-se que a equiparação de direitos entre trabalhadores rurais e urbanos abrangeu os valores das aposentadorias e a restrição da informalidade, sem, no entanto, ocasionar melhorias no padrão geral de saúde dos trabalhadores rurais canavieiros, já que a combinação do trabalho de intensidade elevada, com extensas jornadas e de remuneração flexível, contribuiu para a precocidade da degradação da saúde.

Palavras-chave : trabalhadores rurais; agroindústria; saúde do trabalhador; envelhecimento; aposentadoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License