SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Experiências de envelhecimento masculinoEstresse, qualidade de vida e pressão arterial de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SILVA, Cauan Esplugues  e  SERBENA, Carlos Augusto. A teoria dos complexos culturais: uma perspectiva junguiana do social. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, pp. 158-182. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1p158.

Este artigo realiza uma análise conceituai da teoria dos Complexos Culturais, nas obras de Samuel Kimbles e Thomas Singer. A teoria dos Complexos Culturais pode ser utilizada como uma forma de análise de conflitos intergrupais, é essencialmente a descrição de uma sociologia interna. Esta revisão tem como objetivo apresentar uma síntese atual e crítica do conceito. Temas como integração, telos, e a presença dos Complexos Culturais na prática clínica e algumas críticas ao conceito são apresentados. Percebe-se a presença de conceitos complementares que buscam dar suporte a esta teoria. Por fim, observa-se a manutenção de uma estrutura base deste conceito, ainda que contribuições tenham sido constatadas ao longo das obras analisadas, principalmente na utilização de conceitos que buscam complementar a descrição da dinâmica dos Complexos Culturais.

Palavras-chave : psicologia analítica; complexo cultural; inconsciente cultural; conflito intergrupal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License