SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Antropogênese das doenças orgânicas: uma nova visão em psicossomática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

GUEDES, Izabela Aparecida de Almeida; ANDERY, Maria Carolina Rissoni  e  COMARU, Claudia Marques. Dia dos mortos e a vivência do luto: relato de experiência. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, pp. 226-239. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1p226.

O luto envolve dimensões individuais, familiares, socioculturais e espirituais, demandando do psicólogo abertura para dialogar com outras áreas de conhecimento, visando ampliar a compreensão da experiência de quem sofre a perda de alguém significativo. Este trabalho objetiva relatar a participação de três psicólogas brasileiras na festa do Dia dos Mortos, em Ocotepec, México. O método utilizado foi a etnografia, com registro das observações em diário de campo individuais. Observou-se a importância dos rituais para o enfrentamento do luto e suas diferentes expressões. A presença de diversos símbolos que resgatam a lembrança da pessoa falecida, preservando sua memória, possibilitou considerar o modelo de vínculos contínuos no enfrentamento de uma perda significativa. A morte é celebrada e versada coletivamente no México, enquanto é tema tabu no Brasil. A vivência desses ritos possibilitou compreender os atravessamentos sociais e culturais da morte e do luto, experiência salutar para a construção de uma clínica ampliada.

Palavras-chave : dia dos mortos; México; rituais de morte; luto; vínculos contínuos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License