SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1  suppl.1Desafios da prática de estágio em psicologia no acolhimento institucionalViolência sexual infantojuvenil: contribuições e responsabilidades dos profissionais de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MEDEIROS, Amata Xavier  e  PAIVA, Fernando Santana de. A contradição entre proteção e violência na trajetória de adolescentes em medida socioeducativa. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, suppl.1, pp. 18-39. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp18.

O presente artigo objetiva refletir sobre as experiências de adolescentes em conflito com a lei em suas trajetórias pela rede de atendimento socioeducativo de um município de médio porte brasileiro. A pesquisa foi realizada com 07 adolescentes do gênero masculino, em cumprimento de Medida Socioeducativa (MSE), na modalidade de Liberdade Assistida (LA). Foram realizadas entrevistas narrativas, empregando-se o método de história de vida. Diferentes formas de violência foram relatadas no cumprimento da MSE de internação, como humilhações, vergonha e privações. As ações realizadas pela LA, por sua vez, podem favorecer a construção de projetos de vida que se configuram como uma alternativa à violência vivenciada. Compreender as experiências dos adolescentes pode contribuir para superarmos práticas que se perpetuam no cenário das MSE, e, ao mesmo tempo, fortalecer o cuidado preconizado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Palavras-chave : medida socioeducativa; liberdade assistida; violência; adolescência; psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License