SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1  suppl.1A contradição entre proteção e violência na trajetória de adolescentes em medida socioeducativaTransformando muros: graffiti com adolescentes em privação de liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MASTROIANNI, Fábio de Carvalho; ALVES, Ângelo Augusto Rodrigues; FERNANDES, Anna Beatriz Andriati  e  LEAO, Andreza Marques de Castro. Violência sexual infantojuvenil: contribuições e responsabilidades dos profissionais de psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, suppl.1, pp. 40-62. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp40.

Objetivou-se conhecer e analisar a compreensão de psicólogas(os) acerca dos limites, desafios e contribuições da área da Psicologia na atuação com a violência sexual infantojuvenil. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, descritiva e analítica, realizada por meio de entrevistas com nove participantes de três áreas distintas (saúde; assistência social; poder judiciário). Acolher e escutar constituem-se em importantes contribuições da Psicologia, área esta que pode colaborar com o tema de diversas maneiras, sobretudo no que tange a promoção da saúde e do cuidado. Todavia, imersos num cotidiano cuja violência sexual é denunciada corriqueiramente, os profissionais desta área por vezes não dão a devida relevância a prevenção deste fenômeno. Isso desvela a importância de se promover mecanismos voltados a interligar a rede de proteção, indo além da atenção especializada e do poder judiciário, incluindo uma atenção mais acurada à atenção básica e à educação escolar.

Palavras-chave : violência sexual; criança; adolescente; atuação do psicólogo; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License