SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1  suppl.1ECA 30 years old and the right of children and adolescents to museums and science communicationPsychological damage associated with special inquiry assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

TACHIBANA, Miriam  and  BARBOSA, Paula Carvalho. Escutando o brincar num ambulatório de violência sexual infantil. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, suppl.1, pp. 88-114. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp138.

Considerando a preocupação dos profissionais que compõem a rede de proteção no sentido de evitar a vitimização secundária da criança que sofreu violência sexual, tem sido debatido qual seria o melhor meio de obter o seu depoimento de forma minimamente invasiva. Este trabalho teve o objetivo de apresentar um relato de experiência em um ambulatório, situado no interior de Minas Gerais, no qual é realizada a escuta especializada. A partir da narrativa de um caso clínico, são feitas considerações acerca: 1) do uso de estratégias lúdicas como forma de favorecer a comunicação emocional da criança, bem como de fortalecê-la psiquicamente; 2) da importância da escuta sensível dos sentimentos ambivalentes que a criança pode apresentar frente ao agressor, mesmo após ter declarado a violência a qual foi submetida. Espera-se, a partir deste relato de experiência, enriquecer a discussão sobre alternativas de escuta dessa população vulnerável.

Keywords : abuso sexual; escuta psicanalítica; violência doméstica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License