SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1  suppl.1ECA 30 años y el derecho de los niños y adolescentes a museos y divulgación científicaEvaluación del daño psíquico relacionado con el testimonio especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

TACHIBANA, Miriam  y  BARBOSA, Paula Carvalho. Escutando o brincar num ambulatório de violência sexual infantil. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.1, suppl.1, pp. 88-114. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp138.

Considerando a preocupação dos profissionais que compõem a rede de proteção no sentido de evitar a vitimização secundária da criança que sofreu violência sexual, tem sido debatido qual seria o melhor meio de obter o seu depoimento de forma minimamente invasiva. Este trabalho teve o objetivo de apresentar um relato de experiência em um ambulatório, situado no interior de Minas Gerais, no qual é realizada a escuta especializada. A partir da narrativa de um caso clínico, são feitas considerações acerca: 1) do uso de estratégias lúdicas como forma de favorecer a comunicação emocional da criança, bem como de fortalecê-la psiquicamente; 2) da importância da escuta sensível dos sentimentos ambivalentes que a criança pode apresentar frente ao agressor, mesmo após ter declarado a violência a qual foi submetida. Espera-se, a partir deste relato de experiência, enriquecer a discussão sobre alternativas de escuta dessa população vulnerável.

Palabras clave : abuso sexual; escuta psicanalítica; violência doméstica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License