SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Fragilidad, desempe?o cognitivo y sÝntomas depresivos de los ancianos ribeirinhos da amaz?nia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SOARES, Adriana Benevides; BRITO, Almir Diego  y  MEDEIROS, Humberto Claudio Passeri. Competência social de professores segundo mães e pais de alunos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.2, pp. 03-22. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p03.

A participação da família na rotina educacional dos filhos pode trazer benefícios para todos os sujeitos envolvidos nesse processo e para a gestão escolar. O estudo buscou compreender as concepções de mães e pais de alunos do Ensino Fundamental acerca da competência social dos professores dos filhos. Participaram oito mães e oito pais, cada metade de escolas públicas e privadas. Uma entrevista semiestruturada foi realizada individualmente com cada participante. Os dados coletados foram analisados através do software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram similaridades entre as concepções dos dois grupos ao demonstrar a expectativa de que os comportamentos dos docentes sejam favoráveis a interação dos alunos, promovam sua aprendizagem, ofereçam apoio em suas dificuldades e permitam uma correção disciplinar adequada. As diferenças foram que os pais aparentaram ter uma visão mais distanciada do universo educacional, levando-os a apresentar concepções mais preocupadas acerca dos comportamentos dos professores em relação aos resultados das mães.

Palabras clave : habilidades sociais; professores de ensino fundamental; interação professor-aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License