SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Personas sin hogar: representaciones sociales sobre el comer y la comidaEl sujeto del autor: ¿lo qué aparece cuando yo escribo y desaparezco? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

FERRACIOLI, Natália Gallo Mendes et al. Comportamento suicida: o paradoxo vida e morte em meio à pandemia de Covid-19. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.2, pp. 75-100. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p75.

A pandemia da COVID-19 provoca inúmeros impactos na saúde mental, que variam desde reações esperadas de estresse agudo até agravos que podem descompensar condições psicopatológicas preexistentes ou deflagrar novas. O objetivo deste estudo é identificar e analisar fatores de risco para o suicídio que podem ser exacerbados pela situação de emergência sanitária global. A revisão narrativa permitiu mapear os seguintes fatores de risco: luto complicado, insegurança econômica, isolamento social, violência doméstica, abuso de álcool e drogas, barreiras no acesso ao sistema de saúde e às redes de suporte comunitário, psicossocial e espiritual, riscos inerentes às situações de hospitalização e vulnerabilidade dos profissionais da linha de frente. Também foram abordados aspectos que podem funcionar como proteção e métodos de prevenção/posvenção ao suicídio. A situação pandêmica eleva a vulnerabilidade ao comportamento suicida, porém os efeitos deletérios podem ser mitigados com estratégias de proteção à saúde mental, que devem ter prioridade na agenda de saúde pública.

Palabras clave : suicídio; comportamento suicida; prevenção do suicídio; pandemia; COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License