SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Suicide behavior: life and death paradox in the midst of the Covid-19 pandemicBender test - gradual scoring system: scoping review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

ESTEVES, Mauricio Winck  and  COSTA, Luis Artur. O sujeito do autor: o que aparece quando eu escrevo e desapareço?. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.2, pp. 99-128. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p99.

O artigo parte da problematização da noção de sujeito no exercício da escrita para fazer uma crítica ao sujeito da modernidade. Reflete sobre a emergência desse sujeito moderno nas filosofias de René Descartes, Immanuel Kant e na psicanálise de Sigmund Freud, em suas articulações com os mecanismos disciplinares e biopolíticos, demonstrando a emergência de um triplo enlace entre autoria, culpa e propriedade. Ressalta a articulação na modernidade de duas tecnologias de produção do sujeito: a culpa e o alterocídio, duas faces do ressentimento as quais são apresentadas por Friedrich Nietzsche e Achille Mbembe. Por fim, desde a perspectiva dos modos de subjetivação, busca-se traçar algumas linhas de uma autoria no avesso do ressentimento moderno-colonial: uma autoinvenção coletiva.

Keywords : autoria; ressentimento; culpa; alterocídio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License