SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The subject of the author: what appears when i write and disappear?Social and community psychology and solidarity economy in Brazil: conceptual dialogues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

OTONI, Fernanda; FERRAZ, Adriana Satico  and  RUEDA, Fabian J. M.. Teste de Bender - sistema de pontuação gradual: scoping review. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.2, pp. 129-150. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p129.

O teste de Bender avalia a maturidade perceptomotora de crianças a partir da cópia de desenhos. Atualmente no Brasil, o único sistema favorável para correção deste teste é o Sistema de Pontuação Gradual/B-SPG, que considera os erros a partir das distorções da forma. Devido à sua contribuição para a compreensão das dificuldades nas habilidades perceptomotoras apresentadas pela criança e para a elaboração/acompanhamento de intervenções, a presente revisão (scoping review) apresenta um panorama acerca do B-SPG (2005-2020). Foram objeto de análise quantitativa e qualitativa 35 artigos empíricos recuperados do Portal de Periódicos CAPES, Redalyc e Google Scholar. Os resultados indicaram que o B-SPG possui um acúmulo satisfatório de propriedades psicométricas; a sua aplicação em contexto de pesquisa amplia as noções sobre o funcionamento da maturidade perceptomora de crianças brasileiras e que este sistema de correção do Bender também corrobora a prática de psicólogas atuantes nos campos da Psicologia e da Educação.

Keywords : maturidade perceptomotora; avaliação psicoeducacional infantil; prática clínica; desenvolvimento cognitivo; intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License